Boletim 2015 – Jul/Ago/Set

0
185

Destaques desta edição:

Ética médica em tempos de WhatsApp

Na área médica vivemos um momento singular e, até certo ponto, perigoso. O impacto dessa verdadeira revolução da comunicação tem se transformado em verdadeiro desafio para legisladores da área ética e legal. Sem dúvida, vivemos uma situação nova, à qual nós profissionais da área da saúde não estávamos preparados.

Reumatologista, roqueiro e beatlemaníaco

A banda em que toca o reumatologista Valderílio Feijó Azevedo conseguiu uma façanha extraordinária: apresentar-se por dezenas de vezes no famoso Cavern Club, onde os Beatles começaram, em Liverpool

Viva Las Vegas!

Se você tem vontade de conhecer esta cidade incomum, uma boa dica é chegar em Los Angeles e alugar um carro. A viagem de carro entre Los Angeles e Las Vegas é bem popular entre os turistas.

Reumatologia x infectologia: um casamento perpétuo 

Histórias e descobertas comuns envolvem duas especialidades médicas: reumatologia e infectologia, além de beneficiarem-se, muitas vezes, das mesmas drogas terapêuticas. Reumatologistas já “presentearam” infectologistas com a descoberta de agentes infecciosos.

Transplante de células-tronco nas doenças reumáticas

Embora a reumatologia tenha evoluído muito nas últimas décadas, o arsenal terapêutico é finito e, em alguns casos, pouco eficaz. Assim, existe espaço para abordagens terapêuticas mais agressivas, que devem ser restritas a casos graves, refratários e progressivos. O transplante de células-tronco hematopoéticas tem sido explorado, nos últimos anos, como um tratamento para tais pacientes, mostrando-se cada vez mais promissor.

Download de PDF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here