RBR ultrapassa fator de impacto 1,0 e é a 11.º entre revistas brasileiras indexadas

0
184

A diretoria executiva da Sociedade Brasileira de Reumatologia gostaria de manifestar seus parabéns e agradecimentos a todos aqueles que de alguma forma têm colaborado para a qualificação da Revista Brasileira de Reumatologia (RBR). Recebemos hoje a notícia de que a publicação ultrapassou o fator de impacto 1,0 (1,087), colocando-se em 11.o entre as revistas brasileiras indexadas.

A diretoria exalta o papel da equipe que está à frente da revista, sem esquecer todos os que no passado colaboraram, não só na editoria, como no corpo editorial, os revisores e sobretudo os autores que têm prestigiado nossa revista como órgão de divulgação de sua produção científica.

Atenciosamente

Diretoria Executiva

Sabe a última da RBR?

Caros amigos e colegas da reumatologia:

Temos uma importante comemoração relativa a uma querida filha da SBR. A Revista Brasileira de Reumatologia (RBR) alcançou, recentemente, marcos de grande relevância, sonhados há alguns anos por aqueles que têm colaborado para a sua consolidação. Curiosamente os dois mais importantes referenciais a serem comentados são bem distintos, mas conhecidos pela mesma sigla – JCR. O primeiro é o fator de impacto segundo o Journal of Citation Reports (JCR), o mais conhecido índice de revistas científicas, publicado pela Thomson Reuters.

Em sua última avaliação, nossa revista alcançou a marca histórica de 1,087. Isso significa que o número de citações de artigos da RBR nos últimos dois anos foi ligeiramente maior que o número de artigos por ela publicados neste mesmo período. Com esta avaliação, ultrapassamos pela primeira vez outro JCR, o Journal of Clinical Rheumatology, periódico afiliado da Pan American League of Association for Rheumatism – Panlar (Liga Panamericana de Associações para o Reumatismo).   Impact factor – ISI by Thomson Reuter

Ainda se deve destacar que somos atualmente a 10.ª revista nacional na lista de impacto. A pura verdade é que este trabalho depende de incontáveis mãos e não seria possível a enumeração justa de pessoas que dentro da equipe editorial ou da SBR dedicaram seu tempo, seu precioso trabalho para alavancar o nosso periódico. São editores, autores, revisores, funcionários da RBR e da Elsevier, gestores da SBR que alinham a complexa rede desde a geração de trabalhos até a sua publicação.

Atualmente, como voz da RBR, damos os parabéns a todos, com um enorme (em amplitude e intensidade) agradecimento por estas conquistas. Reconhecemos que são estímulos para enfrentarmos diversos desafios em busca de manter a RBR em crescimento em um cenário internacional de profissionalização, de grande circulação de informação e de recursos de divulgação. Estamos nos dedicando para manter o novo patamar e para continuarmos em ascensão, o que exige ajustes estruturais na equipe editorial, adequada organização de suas atribuições e de seu processo de trabalho.

A RBR deseja estar mais próxima de todos vocês. Esperamos continuar contando com todos e com todos contando nossa boa nova.

  1. JCR and PANLAR: Planning our Collaborations. Schumacher, H. Ralph M.D.; Garcia-Kutzbach, Abraham M.D. Journal of Clinical Rheumatology, February 2001 – Volume 7 – Issue 1 – pp 1-2. 2.    InCites. Journal Citation Reports. Thomson Reuters. http://about.jcr.incites.thomsonreuters.com

Marcos Renato de Assis Roberto Ezequiel Heymann          

Editores-chefes da RBR

Simone Appenzeller Marcelo de Medeiros Pinheiro Claiton Viegas Brenol          

Editores associados da RBR