Sobre a SBR – Sociedade Brasileira de Reumatologia

Conheça a Sociedade Brasileira de Reumatologia, sua missão, e leia em seguida a manifestação do atual presidente.
A Sociedade Brasileira de Reumatologia – SBR é uma associação civil científica de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 15 de julho de 1949, na cidade do Rio de Janeiro, pelos médicos Herrera Ramos, Waldemar Bianchi, Pedro Nava, Israel Bonomo, Décio Olinto e outros, tendo mantido desde então sua tradição científica, acompanhando e promovendo o desenvolvimento da especialidade no Brasil e com um importante papel também internacional, especialmente entre os países da América Latina.

Com sede atual na Av. Brigadeiro Luís Antônio, 2466, 9º andar, conjunto 93/94, no bairro Jardim Paulista, na cidade de São Paulo, filiada à Associação Médica Brasileira, conta em torno de 2 mil associados, congrega 24 sociedades regionais estaduais, assessorias e comissões científicas e representações em associações nacionais e internacionais e junto ao Ministério da Saúde.
Missão

“Promover a excelência da Reumatologia mediante incentivo ao ensino, à pesquisa e à assistência e contribuir para a formulação de políticas públicas, visando à saúde e ao bem-estar do paciente reumático.”

“Congregar os reumatologistas e promover, divulgar e ampliar a abrangência do exercício da especialidade.”.

Palavra do presidente

Caros amigos,

A Sociedade Brasileira de Reumatologia – SBR é, graças às excelentes gestões que se sucedem, cada vez mais pujante. Somos mais de 2 mil associados, distribuídos em todos os recantos do país. Temos sede própria, boa saúde financeira, somos reconhecidos pela excelência por brasileiros e estrangeiros, editamos uma revista de boa qualidade, temos um sistema de atualização (Universidade do Reumatologista) em nosso site, nossos eventos são concorridos e bem organizados. Guidelines e Diretrizes da SBR têm padrão internacional. Os registros nos rendem publicações e evidência mundial.

Nossa tarefa principal é renovar e avançar na qualidade de serviço prestado pela SBR. E que não será fácil, dado o primor da última administração, capitaneada pelo amigo Cesar Baaklini, que tantos feitos relevantes empreendeu.

Mas temos novidades, e aqui destacamos algumas:

  • Criação de uma ouvidoria, no intuito de facilitar a comunicação com os associados e o público em geral, que formatará um portal da transparência, instituirá pesquisas de opinião e de conhecimento do cotidiano do associado, ajudando a entidade a elaborar políticas mais eficientes voltadas a ele.
  • Acreditação da sociedade, de clínicas de Reumatologia e de centros de infusão na Organização Nacional de Acreditação (ONA).
  • Elaboração de um livro da SBR que será distribuído gratuitamente para todos os sócios quites.
  • Oferecimento de cursos de atualização em cada Estado, visando à certificação.
  • Realização de uma campanha na mídia para disseminação de valores e informações relevantes da Reumatologia e da SBR.

Critérios para cargos

Informamos que os critérios adotados para o preenchimento das comissões e dos cargos foram os seguintes: ser sócio titulado, quite com a tesouraria e não participar na formação de semi-especialistas. Também não será permitida a participação de um associado em mais de uma comissão que verse sobre doenças específicas (AR, Sjögren, por exemplo).

Adotamos, como valores da gestão, o comprometimento, a ética, honestidade, transparência, organização e comunicação.

A equipe que agora assume tem representantes de todas as regiões do país. Agradecemos, comovidos, o empenho que já demonstram, em especial ao dr. Fernando Neubarth, ex-presidente da entidade e que retorna à gestão na qualidade de ouvidor.

Sabemos que a tarefa de gerir a SBR será árdua. É uma construção que não dependerá só da diretoria, mas de um esforço conjunto de todos os associados.

Opinem, debatam, inquiram, cobrem!

Sintam-se partícipes da gestão!

Forte abraço a todos,

Georges Basile Christopoulos

Presidente SBR 2016 – 2018