Fundação da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

História da fundação da Sociedade Brasileira de Reumatologia

Imagem do Artigo

Fundada em 1949 pelos médicos Herrera Ramos, Waldemar Bianchi, Pedro Nava, Israel Bonomo, Décio Olinto e outros a Sociedade Brasileira de Reumatologia – SBR – tem mantido sua tradição científica. Congrega médicos reumatologistas de expressão na medicina nacional e internacional e vem reunindo, cada vez mais, profissionais médicos de todos os Estados do Brasil e países da América Latina.

Filiada à Associação Médica Brasileira, atualmente com mais de 1.500 associados, 23 sociedades regionais filiadas e 24 assessorias e comissões científicas, que atuam nas várias expressões dessa especialidade médica, a SBR tem como finalidade maior promover a qualidade de vida e a saúde da comunidade, aprimorar os conhecimentos em reumatologia, estimulando os pesquisadores com prêmios, bolsas de estudo e financiamento de pesquisa. Com esta finalidade, desenvolve o projeto ProNuclear com a missão de fomentar núcleos de pesquisa em regiões carentes de educação pós-graduada em reumatologia. E também, conta com o incentivo e a participação do Fundo de Auxílio à Pesquisa e Ensino em Reumatologia.

Mantém duas publicações oficiais convencionais – o BOLETIM e a REVISTA BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA, atualmente indexada ao Lilacs e ao SciELO – e o site onde se encontram outras publicações eletrônicas.

Foto: Solenidade de fundação da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Rio de Janeiro, RJ, 15 de julho de 1949 (Crédito SBR)